...

segunda-feira, setembro 18, 2006

Doulas...

Estou a ir ao encontro da minha realização e satisfação como mulher e como mãe. Fiz formação para me tornar Doula e adorei.
Foi fantástica a formação, pelos temas abordados, pela partilha de emoções, experiências e conhecimento e pelas pessoas que conheci.
Assisti (em vídeo) a partos tão maravilhosos que foi impossível não me emocionar com o poder, a força, a felicidade e o olhar daquelas mulheres ao parir, uma completa explosão de sentimentos, o verdadeiro protagonismo da mulher no seu parto.
Estou com o coração cheio de esperança que esta possa vir a ser a realidade dos nossos partos, maravilhosos, cheios de força e amor...


Adenda:

O que é uma Doula...
Uma doula é uma mulher que oferece conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que é a gravidez, o parto e pós-parto. Acredita na capacidade inata das mulheres parirem e de protagonizarem os seus partos. Reconhece o nascimento de um filho como uma experiência chave na vida da mulher que ela recordará a vida inteira.
A doula faz de mãe da mãe, cria um ambiente de suporte emocional para a mãe encorajando-a a deixar que o seu corpo lhe diga o que pode ser melhor em várias alturas durante o trabalho de parto, reage prontamente e está consciente das necessidades, disposição, alterações e sentimentos calados da mãe, não necessitando de controlar nem abafar.
A doula não substitui o pai, parceiro ou outro familiar que a mãe queira que esteja presente, pelo contrário, liberta-o para se dedicar à tarefa tão importante que é amar a mãe.
A doula não substitui os profissionais de saúde uma vez que não faz qualquer acto médico mas tem bons conhecimentos da fisiologia do parto e do período pós-natal no sentido de ajudar a mulher a encontrar as melhores soluções para a sua gravidez.
Existem estudos que comprovam que a presença de uma doula durante o trabalho de parto e parto reduz as taxas de cesariana em 50%, parto com forceps em 40%, utilização de epidural em 60%, duração do trabalho de parto em 25% e necessidade de oxitocina em 50%.
A doula ajuda a mulher a encontrar dentro de si o poder de conduzir o nascimento dos seus filhos, promovendo a confiança na sua sabedoria interior e visando a protecção da memória emocional da experiência do parto e pós-parto.

Links úteis para quem quiser na barrinha do lado direito no sector gravidez & maternidade

15 comentários:

Verita disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Verita disse...

Desculpa a ignorância Cris... Doulas?!
Podes explicar melhor?
*Verita cora de vergonha*

Jokas a pedir resposta ;)

Anónimo disse...

A maternidade, ou mais concretamente o nascimento, a "expulsão" e o primeiro fôlego sempre me fascinaram.
Daí até querer ser parteira ou mesmo Doula vai uma grande passo, Loolll, próprio para mulheres de coragem, bom senso e abençoadas como tu.
Espero que gostes e que te realizes muito no sentido de tu própria, de estar nas tuas mãos, ajudares as mulheres, neste precioso e belo momento da vida. Da delas e dos seus bébés.
Um beijo grande.
Amélia

. disse...

Muito bem! Deve ser uma missão bem interessante, para além de útil.

Anónimo disse...

Nem sabia o que era uma doula, e acho magnifico, teñs mesmo que ser muito especial...
Beijos

Susy disse...

Já conhecia porque nas revisas e livros que li enquanto gravida, felizmente já se fala bastante.
Estas portanto a pensar começar, certo?
Acho fantástico e depois da tua experiência, vai ajudar-te muito a ultrapassar a mágoa que ficou e num segundo parto.
Tens uma energia fantástica e uma força enorme.
Parabens
Beijokas grandes
Ps: e novidades do Alexandre?

A Horta Encantada disse...

Adorei conhecer-vos.
O teu Alexandre é lindo, tem um olhar tão vivo e curioso.
Tu és de facto a mulher especial, que eu imaginava que serias.

Vou digitalizar o livrinho da UNICEF e envio-te amanhã.
Já recebi a lista dos livros, obrigada.

beijocas grandes

Cláudia disse...

Adorava ter ido, mas não soube a tempo...
Homens também podem ir?
Bjs

Parabéns, é sempre bom ter uma aprendiz de doula por perto, nunca se sabe...

Ana Santos disse...

Tomaste uma boa decissão.
Já tinha conhecimento sobre Doulas ao ler uma revista Pais & Filhos.
Cá na ilha não conheço nenhuma.
Tenho um desafio para ti no meu tesouro precioso
beijinhos
ana e seus tesourinhos

sonho de bebé disse...

Que experiência fantástica, acho que fizeste muito bem! Ajudar outras mulheres a parir deve ser tão gratificante!
beijinhos

María disse...

Já conheço, tenho uma amiga que foi acompanhada por doulas na gravidez e ela gostou imenso. Deve ser um espectáculo. Sabes se vai haver mais formações?

Chuva disse...

Não nos conhecemos, mas por vezes venho aqui dar uma espreitadela... e gosto!
Também estou em processo de acreditação como doula e fascinada como tu. Já faz mais de um ano que tive conhecimento e comecei o meu percurso.
Nota-se que viveste o Curso e o sentes. Fantástico! Portugal e o Mundo precisa de mais gente assim. Parabéns!
Já agora, tudo de bom para ti e para o teu Alexandre, que é lindo!

Unknown disse...

para a Cláudia e para a Mãe:

Olá

Formação pelas Doulas de Portugal penso que este ano não vai haver mais, mas se forem ao blog das doulas elas publicitam sempre com alguns meses de antecedência. O blog das doulas é http://doulasdeportugal.blogspot.com/

Vai haver uma formação para Doulas da "Dona International" com a Debra Pascali-Bonaro (das mais conceituadas formadoras da Dona - "Doulas of North America") em Novembro da responsabilidade da HUMPAR, penso que ainda têm vagas, é diferente da formação a que fui mas igualmente interessante (também vou a esta, não podia perder hehe!)Para obterem mais informações vão a www.humpar.org. lá têm as datas da formação e o custo da formação. Mas tem que ser rápido pois as vagas estão quase todas ocupadas.
Em relação a homens, não Claúdia, este universo é exclusivo das mulheres e particularmente daquelas com experiência da maternidade (embora mulheres sem experiência da maternidade também possam vir a ser excelentes doulas) e penso que tu percebes porquê.
beijinho
Cristina

Cláudia disse...

Ok tá tudo explicadinho. Brigada.
Bjs

María disse...

obrigado, vou espreitar. Bjos