...

quarta-feira, setembro 13, 2006

Guiness record

Deviam ter dado um Guiness Record ao médico que hoje me atendeu no centro de saúde...
Em qualquer coisa como 5 minutos, entrei, sentei-me e sentei o meu filho, esperei que ele chegasse, falei, recebi a receita e fui-me embora... aliás assim que o tipo se sentou (esteve a maior parte desses 5 minutos a andar de um lado para o outro a arrumar aqui e desarrumar ali) puxou logo do livro de receitas e da caneta (não sei se para me dizer que estava com pressa ou para me mostrar o cachucho de pedra amarela como que a reforçar a licenciatura em medicina) e sem olhar para mim e sem fazer uma unica pergunta escrevinhou logo ali a cura para os meus males.... rasguei a receita, não confio num medico que nem sequer olha o seu paciente... e é do tipo (por exemplo) ah! doi-lhe a cabeça então tome lá isto sem sequer perguntar a intensidade, a forma da dor ou sei lá o que é devido perguntar...
Foi das poucas vezes que fui ao medico ao centro de saúde, 99.99% das vezes vou ao privado, infelizmente se queremos ser bem tratados e atendidos é aí que temos que ir (e às vezes nem aí mas fica para outras conversas).
O tipo devia ser mais ou menos da minha idade e já tinha atingido um patamar que eu pensava ser atingido com alguns anos de trabalho, aquele patamar em que eles deixam de ser médicos e passam a ser uns bonecos mecânicos, passivos e insensíveis...
Hoje fiquei angustiada com o que li aqui e o que é triste é essa insensibilidade e passividade ser muito comum, mesmo em outros casos médicos com homens, mulheres e crianças... e no público muitos são os médicos que abusam dessa passividade e insensibilidade.
A médica que me fez a curetagem quando abortei (e, azar ou não, estava também de serviço quando entrei em trabalho de parto) devia estar num péssimo dia pois às 10h da manhã fartou-se de ralhar comigo por a médica que me atendia no privado me ter mandado fazer a curetagem nesse dia e depois ter trocado de turno. Eu estava extremamente infeliz como podem imaginar e não tinha culpa dessa mudança de turno mas o que é certo é que ela fartou-se de praguejar sobre isso e de não ter feito a curetagem mais cedo. Fiquei ainda pior...
Será que na licenciatura em medicina têm uma cadeira opcional que os ensina a ser assim??? digo opcional porque felizmente ainda há médicos de se lhe tirar o chapéu...
Perdoem este desabafo...

Adenda: O incrível disto tudo é que, tal como disse a Luísa no seu comentário, efectivamente a maioria desses médicos atendem no privado e quando exercem no privado são o cúmulo da simpatia e (ao que parece) extremamente competentes. Infelizmente escrevo com conhecimento de causa. A médica que me fez a curetagem foi a que me fez o parto... imaginem como fiquei quando soube que era ela que estava de serviço à maternidade nesse dia... curiosamente no parto não foi antipática nem simpática, simplesmente não falou comigo, parecia um espectro. Passado uns meses e porque ainda sentia bastante dor na cicatriz resolvi marcar consulta com ela no privado apenas porque achei que apesar de tudo ela deveria ser competente e que deveria ser como foi no parto, alguém muito sério, incapaz de sorrir... há gente assim muito competente. O problema foi que nessa consulta a médica extremamente simpática e sorridente, desdobrou-se em atenções e mimos tanto para mim como para o meu filho (que eu tinha levado uma vez que estava ainda exclusivamente a leite materno) . Fiquei capaz de lhe atirar com tudo em cima, tratá-la mal, sei lá mais o quê... esse tipo de pessoas enoja-me.

19 comentários:

Susy disse...

Infelismente "a saúde está doente" em Portugal.
É de lamentar estas situações, mas acho que estamos tão habituados que assim seja que acabamos sempre por recorrer ao privado!
Não tenho muita razão de queixa da minha médica de familia, tb é conhecida da familia e isso talvez ajude, mas intrecalo sempre com o particular, pelo menos em algo menos quotidiano e para o meu filho, sempre.
uando o mauro fez alergia, na passada semana, fui ao reforço, nem nos sentamos, talvez tb cerca de 5 minutos se tanto, mas ela uma alergia, comprei o medicamento, li, como sempre as indicações e felizmente acertou, passou rápido.
Beijinhos

Jorge Ortolá disse...

Olá Cris,

A minha médica de saúde é espectacular. Dr.ª Tammara.

Em relação ao teu caso, eu digo-te o que faria: Livro Amarelo

Uma reclamação naquele livro garante-te alguns direitos.

E funciona ??

Na Seg. Social funciona, pois são rápidos na resposta.

Isto para não dizer que lhe chamava à atenção.

Quanto à que ralhou, depois conto-te o que aconteceu comigo quando do nascimento do meu primeiro filho.


Pensa nisso, ainda vai a tempo

Beijos

A Horta Encantada disse...

Os médicos do privado são na grande maioria os mesmos que se enccontram no público.... o que eu não compreendo, é a razão que os leva a ser tão atenciosos no privado, enquanto que no público a maioria é uma "besta"... será que tem dupla personalidade? Se calhar sofrem do sindrome Dr. Jekyll and Mr. Hyde.

(O Z. está a melhorar a olhos vistos, obrigada)
bjs

Jorge Ortolá disse...

Sabes Luísa,

No privado cobra, para cima de € 60 por consulta. No público têm o salário garantido.

Resta saber é quando é aplicada a imcompatibilidade Público/ Privado.

Aí sim, começam a trabalhar a sério.

Grilinha disse...

assino por baixo...aconteceu-me com uma constipaçãozinha do JP...fui ao SAP....5 minutos, nem conseguiu auscultá-lo porque ele berrava....receitou, receitou...receitou....como não era nada grave não aviei a receita para o JP. No dia seguinte- 2ª feira, telefonei à médica dele (do privado) e ela escandalizou-se com o que ele receitou e até percebi porquê, apesar de não saber de medicina, tenho senso comum....enfim...nem consigo comentar mais...isto já é um exemplo do que temos...Beijos

_+*Ælitis*+_ disse...

Que post mais marcante e sentido. Nao quero imaginar por que aflicoes tiveste de passar. Pessoas de dupla face existem a toda a hora, até nas pessoas que realmente amamos à nossa volta infelizmente.

La em Angola é assim.

Vou te contar uma coisa: numa maternidade mto conhecia la em Angola, publica por sinal, quando as mulheres gritam, as enfermeiras e parteiras batem nela (nas pernas), e gritam: "estas a gritar pq? se para o ano estas aqui de novo"!!!

Estas a ver?

Beijos (na medida do possivel)

Jessica

Anónimo disse...

Imagino a tua frustação porque se ha coisa que detesto é ser mal servida numa consulta médica! Fizeste bem em deitar a receita fora, afinal que credibilidade pode ter esse médico?
Beijos

Unknown disse...

Jorge: olá estou tentada a apostar que a médica foi a mesma...

Grilinha: é muito triste quando isto nos acontece. Ai que ódio!!!! só de me lembrar ainda me apetece bater no médico...

Elite: é verdade tudo o que dizes e em relação aos partos, infelizmente o parto está longe de ser humanizado mas estamos a caminhar para isso devagar mas estamos e eu espero dar um contributo muito grande nesse sentido. Vou fazer formação de doula :)

Unknown disse...

Carla: Estou a ver que ainda continuas com uma barrigona linda hehehe!!!! bjs

Ana Santos disse...

Tive sorte que o médico desta ultima gravidez( sou seguida pelo hospital) é muito simpático. quando ia à privada a médica nao era de sorrisos, mas era muito atenciosa com a nossa saude, vou com essa ginecologista que descobriu-se que tenho nódulos na tiroide. se fosse outro medico nao reparava nisso e nao me enviava para essa especialidade.
Mas áus funcionários há por toda a parte infelizmente.
beijinhos
ana e seus tesourinhos

Smas disse...

Sabes, aqui em Macau também é assim com a agravante que os médicos que atendem nas urgências são inexperientes e nem sabem muito bem o que fazer. Tive um problema quando estava a amamentar e ele receitou-me um antibiótico incompatível, quando lhe disse respondeu-me: "deixe de dar de mamar!", como se fosse a coisa mais natural do mundo.
E aqui agora é proibido os médicos trabalharem no público e no privado mas o meu obstreta que no privado era simpático e "um amor" no público quase nem sorri. Vala-lhe que é muito competente na mesma.
Bjs

Jorge Ortolá disse...

A Rammara ?? Nem posso crer. (não querendo com isto contrariar-te).

Centro de Saúde perto dos Bombeiros Voluntários ??

Beijos

Unknown disse...

Jorge: Não, claro que não. Estava a referir-me à medica que esteve no primeiro parto da tua mulher. Eu agora estou inscrita no Centro de Saúde de Buarcos, fomos transferidos para lá uma vez que não tínhamos médico de família no de S. Julião. Este médico que me atendeu, não é o meu médico de família mas um substituto uma vez que a médica de família foi embora... eu espero que seja só mesmo só um substituto. De qualquer das maneiras tb só vou lá ou para trazer credenciais ou quando vejo que o assunto não é urgente ao ponto de me fazer gastar 60 euros ou mais...
beijinhos e bom dia de trabalho
Cristina
P.S. a filhota e o seu ursinho dormiram bem? :D

Mãezana disse...

é..infelizmente assim anda o MUndo!!! Uma vergonha!

Caroline disse...

eu tenho sorte... a minha médica do centro de saúde é uma querida e é minha médica desde os seis anos :))))

Beijinhos sortudos

Jorge Ortolá disse...

Cris,

No nascimento do meu filho esteve um médico. Todos falavam mal dele, que era bruto e estúpido,mas eu não tenho razão de queixa. (Não me lembro o nome).

Já uma das enfermeiras de serviço... a certa altura de serviço de parto a minha esposa pediu-me para chamar a enfermeira porque queria urinar...

Desloquei-me a chamar a senhora que, no seu gabinete, lia uma revista "Maria". educadamente solicitei-lhe que atendesse a minha esposa. respondeu-me: - Já estou a ir.

5 Minutos depois, levantei-me e desloquei-me junto da senhora, que continuava a ler a "Maria" e de forma muito bruta perguntei-lhe se era preciso solicitar-lhe através de uma folha azul de 25 linhas que levantasse o rabo da cadeira e atendesse a minha esposa. Parecia um foguete...

Como a minha esposa deu entrada no hospital cerca das 6 da manhã e a criança só nasceu às 18:30 horas, a minha hora de almoço foi ali passada.

A certa altura diz-me uma enfermeira espertalhona: -Vá para casa almoçar que aquilo ainda está demorado. Depois telefonamos.

Ao que respondi estúpidamente: "Está com fome? Vá almoçar e não me chateie, ouviu '"

Sempre que eu saía da sala de trabalho de parto desde essa hora, lá vinha uma enfermeira com aquela cara e tons de cachorro arrependido " É preciso alguma coisa??"

No dia seguinte a 1ª enfermeira foi fazer queixas à minha esposa que eu era muito bruto.

É assim, temos direitos. por vezes falam connosco de uma forma menos própria e nós temos que lhes mostrar que não é a maneira mais correcta.

Bjs

sonho de bebé disse...

É verdade, há médicos que não deviam de exercer porque não têm vocação para coisa, seguiram medicina porque os pais assim o quiseram, ou porque tinham um avô ou um tio médicos.... e só de pensar que há pessoas que não podem pagar no privado.
Eu tenho uma amiga minha que vai ao pediatra do centro de saúde com o filho e o homem não regista nada no boletim de saúde do bebé apenas aponta a altura e peso é revoltante!
Beijinhos

Unknown disse...

Ana Paula: eu cá acho que essa gente assim tira medicina pelo status social e pelo dinheiro que conseguerem auferir com as consultas.
beijocas

Cláudia disse...

Há é uma cadeira bi-anual chamada Estupidez 1 e Estupidez 2...
(lol)
Bjs