...

terça-feira, novembro 14, 2006

E Se Eu Quiser Desmamar O Meu Bebé?


©2000 Diane Wiessinger, MS, IBCLC 136 Ellis Hollow Creek Road Ithaca, NY 14850


Amamentar o seu filho nem que seja por um dia é a melhor prenda que poderá dar ao bebé. A amamentação é quase sempre a melhor escolha para o bebé. Mesmo se para já não parece ser a melhor solução para si estas directrizes poderão ajudar.

SE AMAMENTAR O BEBÉ DURANTE UNS DIAS ele receberá o seu colostro, ou primeiro leite. Ao fornecer os anticorpos e o alimento que o seu corpo novinho em folha espera a amamentação dá ao bebé a sua primeira – e mais fácil – "imunização" e ajuda o seu sistema digestivo a começar a funcionar sem sobressaltos. O bebé espera começar pela amamentação, que também ajudará o corpo da mãe a recuperar do parto. Levando em consideração quanto o bebé tem a ganhar e o pouco que a mãe tem a perder faz sentido amamentar ao menos por um dia ou dois, nem que tencione usar o biberão depois disso.

SE AMAMENTAR O BEBÉ DURANTE QUATRO A SEIS SEMANAS ter-lhe-á facilitado a passagem pela parte mais crítica da sua infância. Os recém-nascidos que não são amamentados têm mais hipóteses de adoecerem ou de serem hospitalizados e têm muito mais problemas digestivos do que os bebés que são amamentados. Ao fim de um período de 4 a 6 semanas deverá, também, já ter ultrapassado as suas próprias dúvidas quanto à amamentação. Marque, como objectivo sério, amamentar durante um mês, contacte La Leche ou um consultor certificado de lactação se tiver dúvidas, e estará numa melhor posição para decidir se está disposta a continuar com a amamentação.
SE AMAMENTAR O BEBÉ DURANTE 3 A 4 MESES o seu sistema digestivo terá amadurecido bastante e será bem mais capaz de tolerar as substâncias estranhas das formulas comerciais. No entanto, se existir um historial familiar de alergias, reduzirá fortemente o risco se esperar mais uns meses antes de adicionar seja o que for à sua dieta de leite materno. Dar apenas leite materno nos primeiros quatro meses dá uma protecção forte, durante um ano inteiro, contra infecções de ouvidos.
SE AMAMENTAR O BEBÉ DURANTE 6 MESES sem adicionar qualquer outra comida ou bebida ele terá menos hipóteses de sofrer, mais tarde, uma reacção alérgica às fórmulas ou outros alimentos; a Academia Americana de Pediatria recomenda esperar até cerca dos 6 meses antes de oferecer alimentos sólidos. A amamentação durante pelo menos 6 meses garante uma saúde melhor durante o primeiro ano de vida do bebé, reduz o risco de infecções de ouvidos e de cancros infantis do pequerrucho e reduz o seu próprio risco de cancro da mama. E uma amamentação exclusiva e frequente durante os 6 primeiros meses, caso o seu período não tenha voltado, fornece uma contracepção 98% eficaz.
SE AMAMENTAR O BEBÉ DURANTE 9 MESES tê-lo-á feito atravessar o mais rápido e importante desenvolvimento da sua mente e do seu corpo com o alimento que foi planeado para ele – o seu leite. Uma amamentação de pelo menos esta duração ajudará a garantir um melhor desempenho durante todo o seu período escolar. O desmame é bastante fácil nestas idades... mas a amamentação também o é! Se quer evitar o desmame tão cedo então deverá estar disponível para amamentar não só para o alimentar mas também para o confortar.
SE AMAMENTAR O BEBÉ DURANTE UM ANO pode evitar a despesa e o incómodo da fórmula. O seu corpo de um ano poderá provavelmente lidar com os alimentos do resto da família. Muitos dos benefícios para a saúde obtidos pela criança com este ano de amamentação durarão para o resto da sua vida. Terá, por exemplo, um sistema imunitário mais forte e menos probabilidades de precisar de terapia de ortodontia ou de fala. A Academia América de Pediatria recomenda a amamentação durante pelo menos um ano porque ajuda a garantir a nutrição normal e a saúde do seu bebé.
SE AMAMENTAR O SEU BEBÉ DURANTE 18 MESES terá continuado a fornecer a nutrição, o consolo e a protecção contra doenças que o seu bebé espera e isto num período durante o qual são vulgares as doenças em bebés alimentados a biberão. É muito provável que o seu bebé já esteja bem avançado em alimentos normais. Teve tempo para criar uma ligação forte consigo – um ponto de partida saudável para a sua independência crescente. Tem idade suficiente para que possam trabalhar juntos no processo de desmame, a um ritmo com que ele possa lidar. Um ex-Cirurgião Geral dos EUA disse: "é sortudo o bebé que... é amamentado até aos dois anos."
SE A SUA CRIANÇA SE DESMAMAR QUANDO ESTÁ PRONTA PARA ISSO poderá sentir-se confiante por ter satisfeito, de um modo muito normal e saudável, as necessidades físicas e emocionais do seu bebé. Nas culturas em que não há pressões para o desmame as crianças tendem a mamar durante pelo menos dois anos. A Organização Mundial de Saúde e a UNICEF encorajam, fortemente, a amamentação enquanto as crianças aprendem a andar: "O leite materno é uma fonte importante de energia e de proteínas e ajuda a proteger contra as doenças durante o segundo ano de vida da criança." A nossa biologia parece orientada para uma idade de desmame entre os 2 1/2 e os 7 anos e faz sentido construir os ossos das nossas crianças a partir do leite que foi planeado para elas. Enquanto continuar a amamentar o seu leite fornecerá anticorpos e outras substâncias protectoras e as famílias de crianças mais velhas que ainda mamam descobrem, muitas vezes, que as suas contas médicas são menores do que as dos vizinhos, e isto durante muitos anos. Pesquisas indicam que quanto mais tempo uma criança mamar maior é a sua inteligência. As mães que amamentam durante muito tempo têm, ainda, um menor risco de contrair cancro da mama. As crianças que mamaram durante muito tempo tendem a ser muito seguras e têm menos hipóteses de chuchar no dedo ou de andar com um cobertor. A amamentação poderá ajudar ambos a ultrapassar as lágrimas, birras e trambolhões da primeira infância e ajuda a garantir que quaisquer doenças serão menos sérias e mais fáceis de tratar. É uma ferramenta materna para todos os fins que nunca quererá que lhe falte! Não tenha medo de que a sua criança mame eternamente. Todas as crianças param por si mesmas, faça o que fizer, e há por aí muito mais crianças crescidinhas que ainda mamam do que poderia imaginar.

QUER AMAMENTE POR UM DIA OU POR VÁRIOS ANOS a decisão de amamentar o seu filho é algo de que nunca se arrependerá. E quando chegar a altura do desmame lembre-se de que é um grande passo para ambos. Se escolher desmamar o seu filho antes de ele estar pronto faça-o gradualmente e com amor.

13 comentários:

Chuva disse...

Estavas linda, Mãezona!
E o teu Alexandre já era um verdadeiro borracho. Feliz que ele estava!
Que bonito. Obrigada por partilhares, amiga.
Beijo enorme.

Cristina disse...

Um belo texto
:)
beijinhu e até ao teu regresso

Susy disse...

Um belo texto, já conheces am inha experiência... não foi facil mas... amamentei enquanto o Mauro quis e foi uma experiência maravilhosa!!!
Um grande beijnho pra vocês

Sandra, eu simplesmente... disse...

Estou a amamentar desde que o Pedrocas embora já tenha tido muitas duvidas, as tradicionais, desde ao "terei leite suficiente", baseado ao facto de às vezes ter de tirar com a bomba, e tb ele esta as vezes na mama e contorcer-se todo, etc...
Mas até agora não desisti! Também tenho dúvidas, quando comecar a trablahar o tempo todo o leite que produzir dá para amamenta-lo de manha, ao meio dia e´à noite?
Reltaivemnte ao trabalho vi que eras engª civil, já agora qual é o teu ramo, pq tb o sou...
Beijocas e parabéns aos 2

Unknown disse...

Olá Sandra
Obrigada pela visita. Muitos parabéns por amamentares o teu filho. Quanto às duvidas que tens, não conheço nenhuma mulher que não tenha tido essas dúvidas, acho que todas passamos por isso :)
O leite que produzes é em função da necessidade do teu filho, a mama vai ajustando a quantidade do leite consoante a necessidade do bebé. O mais fantástico é que a composição do leite materno vai-se alterando ao longo do tempo também de modo a satisfazer as necessidades do bebé. Quanto mais amamentares mais a mama produzirá leite, por isso quando começares a trabalhar se calhar convém levares uma bomba contigo uma vez que não poderás amamentar "a pedido" e tirares leite sempre que sentires necessidade. O leite conserva-se 24h no frigorífico e 3 meses no congelador, há uns saquinhos de congelação de leite que podes adquirir na farmácia. Quem ficar a tomar conta do Pedrocas poderá dar-lhe do teu leite em vez do leite de fórmula. Acima de tudo há que ter confiança no nosso corpo e na nossa capacidade em amamentar e para reforçar a confiança basta olhares para o teu filho e vê-lo saudável e um bebé saudável não é sinónimo de bebé gordo :)
Quanto ao meu ramo de engenharia civil, na universidade onde estudei o plano curricular era (na altura agora não sei como é)igual para todos não havia ramos para optar. Já trabalhei em projecto (de estruturas, de vias de comunicação e saneamento), em direcção de obra e em orçamentação. E tu? de que ramo és?Desejo que o teu regresso ao trabalho seja suave e corra da melhor maneira possível.
beijinho
Cris

Docinho disse...

Eu só amamentei durante 3 meses e meio... enfim... cada muler é diferente e deve fazer aquilo com que se sente melhor... ou pode!

Beijos doces

Unknown disse...

Docinho: Este texto fala sobre isso mesmo, cada mulher é diferente e tem que fazer aquilo com que se sente melhor ou que consegue melhor. Parabéns por teres amamentado o teu doce :)
beijinho
Cris

Bomboca light disse...

Eu nem tive tempo para pensar no desmame porque fiquei sem leite muito cedo, e até penso que secalhar foi porque quando ela nasceu, o meu peito não foi logo estimulado por ela não ter ficado comigo. Sempre bebeu suplemento e o meu leite mesmo amamentando, só durou cerca de um mes.
Beijo grande

Rita disse...

Adorei o texto.
Quando tiveres um tempinho envia para o meu mail, pode ser?
ana_rita_costa@netcabo.pt
Beijocas

Ana Santos disse...

Amamentei o meu filho Marco António até os 19 meses e parei porque já estava grávida do Júlio César. Pessoal técnico de saúde aconselharam-me a desmamar porque poderia provocar aborto a amamentação e também a nível psicológico do Marco, poderia vir-se a reflectir ao ver o mano no peito que era dele e trazê-lo problemas.
Agora o Júlio vou amamentar enquanto tiver leite e ele quizer.
Beijinhos
ana e seus tesourinhos

Cristina disse...

Olá

Obrigada pelo teu comentário.
Gostei tanto deste texto que o enviei a uma amiga minha que foi mãe há 3 semanas. É neste altura que as dúvidas nos perturbam constantemente.
Espero que a ajude.
Eu dei de mamar até aos 8 meses. E tenho saudades...

Bjos para ti e para o Alexandre "caracóis"

Cristina

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Julia disse...

Oi, preciso trabalhar mais meu bebe só tem 5 meses tenho uma semana para desmamar ele, já estou contratada..Oque fazer, tentei dar nan e aptamil mais ele vomitou!! Me ajudem!! Obg