...

segunda-feira, abril 30, 2007

A pequena Andreia et al.

Quando penso que a maioria se está "marimbando" para o que o outro pensa, sente ou sofre vem um dia como o de sábado mostrar-me o contrário...
A afluência das pessoas ao quartel de bombeiros foi qualquer coisa de fabulosa. Toda a gente que lá estava a trabalhar era voluntária, na altura em que lá estive estavam a ponderar solicitar mais enfermeiros tal era a afluência das pessoas.
Os pais da menina estavam lá. Quando saí apenas me saiu um "boa sorte" enquanto apertava a mão daquela mãe tal era o nó que entretanto se tinha formado na garganta... é impossível imaginar o sofrimento daqueles pais, ter um filho tão doente não deveria ser possível de acontecer. Ela, com um sorriso nos lábios, um sorriso sofrido mas de esperança, de muita esperança. Eu com uma vontade imensa que a lotaria me calhe a mim, para ajudar a Andreia daquela mãe ou outras Andreias...
As probabilidades de haver um dador compatível com a pequena Andreia ou com outro doente que necessite/necessitará de um transplante de medula óssea aumentou um pouco mais com certeza mas poderá ser maior se mais alguém se candidatar a dador. É fácil, não custa nada... é como tirar sangue para análises, picam o braço, retiram cerca de 20ml de sangue e pronto. Tem que se ter entre 18 e 45 anos e mais de 50Kg de peso. Fica o convite feito ;)
Para se disponibilizarem como potenciais dadores podem dirigir-se aos centros de histocompatibilidade:

Porto:
Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr. Roberto Frias
Pav. Maria Fernanda
4200 - 467 Porto
(atrás do hospital de S. João)

Coimbra:
Hospitais da Universidade de Coimbra
Praceta Mota Pinto
3000-075 Coimbra

Lisboa:
Alameda das Linhas de Torres,
1171769-001 Lisboa
(dentro da cerca do Hospital Pulido Valente)

3 comentários:

Anónimo disse...

Além de da idade e do peso conta também o facto de se ter ou não saúde. Pois o facto de se ser doente crónico invalida essa possibilidade.

Unknown disse...

Não falei disso porque me parece estar implícito. Não estou a ver uma pessoa que tome medicação diariamente para, por exemplo, um problema de tiróide disponibilizar-se para dador.
Mas obrigada pelo reparo.

Jorge Ortolá disse...

Vou por lá passar...

beijo