...

sexta-feira, outubro 10, 2014

3.4 em cada 1000...

....3.4 em cada 1000 parece pouco não é?

3.4 em cada 1000 é o valor de 2013.... é um valor estatístico que parece baixo não é?

Mas... Continuará a parecer baixo se falarmos que são 3.4 bebés em cada 1000 gestações de 28 ou mais semanas que nascem mortos?

E se juntarmos os bebés a partir das 22 semanas? Sabia que passam a ser 4.2 bebés em cada 1000 que nascem mortos? Sim! Estatisticamente são feitos 4.2 funerais em cada 1000 bebés que nascem! 4.2 famílias destroçadas em cada 1000 famílias que têm bebés! 

E se juntarmos as perdas que ocorrem antes das 22 semanas? Qual será o número? Nem existem estatísticas... e porque não fazem estatísticas? Provavelmente porque o cenário é tão negro que preferem enterrar a cabeça na areia e fazer de conta que não existe!


Mas... e se para si continuar a parecer pouco porque não se pergunta a si mesmo o que aconteceria se fosse a si que acontecesse?

Também gostaria que lhe relativisassem a dor e que lhe dissessem que foi melhor assim que nascer deficiente? ou deixa lá... podes ter mais filhos?! ou outra coisa qualquer do género?

As mulheres não podem continuar a ter que sofrer 3 perdas ou 1 perda fetal tardia para que se façam estudos. É desumano e cruel! 

Nós não perdemos uma gravidez, nós perdemos filhos! Eu perdi a minha filha, a Júlia, linda, perfeita, com quase 39 semanas de gestação!

Não a vou esquecer, nem vou deixar que se esqueçam que o luto por uma perda gestacional em qualquer trimestre de gravidez existe e tem que ser respeitado!



Tenho dito!

Sem comentários: